segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

No title

Às vezes a vida é dificil...

Passamos por momentos na nossa vida que nos deixam tão desanimados, desiludidos, arrependidos de acreditar e confiar em nós próprios, quanto mais nos outros.
Todos gostam de dizer: "Não ligues ao que os outros pensam ou dizem, o que interessa é o que tu pensas" mas se pensarmos bem, quem é que faz isso? Por mais seguras que as pessoas pareçam de si, ficam com uma pequena semente de dúvida quando são criticadas, semente essa que vai sempre crescendo, silenciosamente. E quando não são nada seguras de si próprias, o efeito das críticas é ainda mais devastador. Essa devastação, na maior parte das vezes, não acontece de repente... começa num pequeno incómodo, que vai aumentando de tamanho cada vez que olhamos para nós, vai escavando um buraco na nossa confiança e na auto-estima...até sobrar apenas um pedacinho, tão frágil que pode não aguentar mais. Isto demora muito tempo, e ainda bem, porque há tempo de vir alguém e salvar-nos. Sim salvar, encher o buraco com uma colher de amizade e confiança. Depois disto, quem pode dizer que não interessa o que os outros pensam? Somos completamente dependentes dos outros. Com a opinião deles sofremos, sem a opinião deles sofremos também...

Um comentário:

Crosswords disse...

Bem verdade, mas levanta a questão: e se ninguém nos vier salvar? Está toda a gente demasiado ocupada a procurar alguém que a salve, e assim, ninguém acaba por salvar ninguém... :(

Excelente texto!